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domingo, 11 de janeiro de 2015

Adail Bento Costa e a Arte Sacra no E.do rio(Matriz S.J.Baptista de Itaborahy)

                          Adail Bento Costa
 e a preservação  da arte Sacra no Rio de Janeiro

 
(  1908 - 1980 )



As obras de restauro dos templos fluminenses já haviam sido iniciadas nas matrizes de Saquarema, Cabo Frio e São Pedro d’Aldeia, a partir de 1941. O responsável por elas, chamava-se Adail Bento Costa. Fora diretor da Escola de Belas Artes de Pelotas, e lente catedrático  da Universidade do Rio Grande do Sul. Seu talento passou a ser mais conhecido a partir do Salão de 1940, da Escola Nacional de Belas Artes no Rio. Realizou várias exposições no Brasil, Uruguai e Argentina  
Mas ...
... seu contato com as obras de Aleijadinho, o fizeram inclinar-se para o barroco, e a partir daí passou a dedicar seu tempo restaurando templos e prédios históricos.

Aos  41 anos encerrava sua breve e exitosa carreira como pintor , para sorte de nós, amantes da arte barroca. Sua opção foi por amor à arte e à causa.
Os relatos de época dão conta que a maior parte dos recursos para  as obras de restauração vinham da população. A participação do governo estadual era mínima, e Adail por vezes trabalhava graciosamente.
Não fosse ele nosso patrimônio cultural e arquitetônico seria apenas recordações em gravuras.
 
                           Igreja Matriz de São João Baptista
 
{ Embora nos estudos já publicados conste apenas a modificação nas telhas da Igreja Matriz de São João, no ano de  1955, importantes obras de restauração ocorreram no inicio dos anos 40, e pelas mãos habilidosas do professor Adail.}
 
 
                   festa do padroeiro,  junho de 1933. Este no meio , creio que seja o Padre Hugo
                                                                           e demais "otoridades"
 
                                                      1943

Chegara a vez de Itaborahy ser contemplada :  sua Igreja Matriz estava em precário estado de conservação. Os trabalhos foram executados pelo professor Adail Bento Costa. Após alguns meses de restauro, pode enfim entregar a Igreja Matriz de São João a tempo de ser reinaugurada no festejos de 24 de junho, do ano de 1943. Como de costume, o coro da igreja se apresentou, dessa vez contando com a participação da soprano portuguesa Alma Cunha de Miranda, especialmente convidada pelo prefeito João Augusto dos Santos.
{Em nossa região, ao todo, Adail fez trabalhos de restauração na Igreja Matriz de S.João,  Rio Bonito (em 46), Sant’Anna de Japuhyba (46) ,de Itambi, Porto das Caixas, e do Senhor do Bonfim........ Patis do Alferes, S.Gonçalo, Maricá} *
 
 
 reforma do piso, troca do madeiramento, restauro da nave e
capela-mór, alterações no púlpito - ano 1943
Anos mais tarde , seria a vez da Igreja do Bonfim a ser restaurada, em 1947.  Quem registra este fato é nada mais nada menos que o grande Paschoal Carlos Magno, que já ia pelos seus 41 anos de idade, fora surpreendido por uma carta de uma leitora de ‘O Fluminense’ que abismada, informava ter encontrado “ um teatro perdido no meio do mato  ” .
Curioso, e ao mesmo tempo interessado em arrendar ou comprar um teatro para instalar, longe da capital, seu ‘1º Seminário de Arte Dramática’ Paschoal decidiu-se a ir visitar o local.
Na sua resenha de jornal intitulada ‘ A longa viagem a Itaboraí’, ele descreve com muito bom humor sua via crucis no lotação que partia de Niterói até sua chegada à cidadezinha de interior,  e a sorte de  encontrar um velho amigo, o artista Adail Bento, que terminava às pressas os trabalhos de restauração da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de Itaboraí, para os festejos na cidade, com a presença do governador do Estado.
Só assim Paschoal pode saber que foi ali , em 1827, que João Caetano estreou representando a peça de sua autoria, " O Carpinteiro de Livonia ".
Segue na íntegra o pitoresco artigo de Paschoal Carlos Magno(1947) :
 
 
 
 
 
 
 
 
* creio que as demais igrejas, de Itambi, Porto das Caixas foram restauradas no mesmo ano de 1947
 
 
 
 
 

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